Informativos

A Família

A Família

Muitas famílias ainda custam a compreender que o tratamento de dependência química depende tanto do esforço do paciente, quanto da família. A família é quem dá o suporte para o dependente químico, ela é a grande responsável pela recuperação efetiva do dependente químico, pois oferece o carinho e a perseverança que o mantém confiante no tratamento da dependência química.

É necessário contar com o suporte de uma boa clínica de reabilitação, pois bons profissionais poderão dar as diretrizes certas para a família do dependente químico. Uma equipe bem treinada ajuda a família a manter seu objetivo junto ao dependente.

Muitas vezes os pais procuram resolver o problema sem pedir a ajuda a ninguém. Isso é um erro já que muitas vezes eles fraquejam diante do desespero do parente dependente químico. Sem as devidas orientações, muitos parentes seguem o dependente, na tentativa de evitar o contato com más companhias. Só com apoio especializado, e ajuda de profissionais, os pais podem se fortalecer para, efetivamente, contribuir para a recuperação de seus filhos, pais e parentes…

Desesperados com a dependência química, a família tenta cercar a liberdade do dependente químico, vigiam seus passos, suas amizades, ouvem seus telefonemas e até revistam suas gavetas. O dependente químico, por sua vez, nega, faz promessas, mas cada vez mais, se envolve com as drogas.

Cada vez mais essa situação piora e os familiares acabam ficando doentes, tanto quanto o próprio dependente químico. A isso damos o nome de co-dependência e ela acontece quando os familiares não conseguem mais conter a aflição em tentar ajudar o dependente químico, de forma que isso acaba agravando o estado dele. Só quando a família começa a entender isso é que conseguem e devem ser bem orientados por uma clínica de tratamento para dependentes químicos de confiança.

Aqueles que já se envolveram, podemos ajudá-los a evitar que se tornem dependentes químicos. Para aqueles que já se tornaram dependentes, cabe-nos oferecer os melhores meios e as melhores clínicas para que possam abandonar a dependência química.