Hospital Integral
Serviço Hospitalar Especializado em Dependência Química e Alcoolismo
A internação Integral é um recurso terapêutico utilizado em situações em que há indicação desta modalidade de atenção ao paciente, visando cuidar e acolher a pessoa em sofrimento mental e ou com problemas com álcool e outras drogas. A internação pode ser voluntária através da demanda espontânea do paciente ou involuntária através da intervenção familiar, e deverão ser observadas - em ambas as situações - os procedimentos legais, objetivando sempre a segurança e o máximo cuidado e respeito com o paciente. Usuários de substâncias psicoativas geralmente desencadeiam algum ou vários transtornos mentais devido ao uso, sendo assim, é necessário que ele seja tratado integralmente.
Durante a internação o paciente recebe o suporte médico adequado e participa de rotinas de atividades que representa a vida diária: regulamentos, horários, disciplina, ordem, respeito, compromisso, lazer, descanso, alimentação adequada, colaboração recíprico e convivência social.
A nossa equipe fixa constitui-se de:
- Psiquiatra
- Médico Clínico Geral
- Médico especialista em Dependência Química
- Enfermeiro
- Enfermeiro especialista em Dependência Química
- Técnicos de Enfermagem
- Terapeuta Holístico
- Terapeuta Ocupacional
- Psicólogos
- Psicólogo especialista em Dependência Química
- Assistente Social
- Funcionários da higienização
- Profissionais operacional do serviço de nutrição e dietética
- Educador Físico
- Terapeuta 12 passos narcóticos anônimos e alcoólicos anônimos
- Coaching em Inteligência Emocional - Metodologia Freemind
Metodologia
Os pacientes serão triados pela equipe médica, de enfermagem e serviço social com aplicação de formulário de ingresso, que comporá o prontuário, e das escalas de avaliação específicas, aliados ao histórico familiar e de comportamento, além de dados de anamnese objetiva e subjetiva.
Todos os pacientes serão discutidos em equipe quando se definirá a inclusão e plano de atendimento.
Plano Inicial
O plano de atendimento inicial visa resgatar hábitos de socialização, autocuidado, conhecimento sobre a dependência e desenvolvimento de habilidades cognitivas.
Após esse período de atendimento, todos os pacientes são reavaliados com objetivo de definir a sequência de atendimento e possibilidade de ingressar no plano II. A partir deste momento serão definidos critérios para a programação básica de atividades dentro da clínica. O trabalho sempre terá o caráter voluntário.
Plano de Manunteção
Atividades coletivas ou individuais desempenhadas dentro do espaço da clínica com o intuito de despertar a prática no convívio familiar e social, adaptadas para cada paciente conforme suas habilidades e capacitação pessoal.
O álcool e as drogas afetam o funcionamento do cérebro, mudando a atividade mental do usuário, nestes casos, a família deve intervir visando os cuidados do paciente através da internação.
Faça-nos uma visita e conheça nossas instalações!
Recuperando VIDAS, restaurando SONHOS!